O Decimo Quinto Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Ele está subordinado ao 3º Comando de Policiamento de Área (3º CPA). Localizada na Baixada Fluminense, onde possui um dos maiores pólos Empresariais de todo Estado do Rio de Janeiro. E a maior Refinaria de Petróleo da Estatal PETROBRÁS.
O 15º Batalhão de Polícia Militar foi instituído pelos artigos 15 e 16 da Lei nº. 5.266, de 26 de novembro de 1963 e instalado, a título precário, numa antiga fábrica de vidros, com a denominação de 6º Batalhão de Polícia Rural. Comemora-se oficialmente suas novas instalações definitivas, ampliadas e modernizadas, graças a um esforço conjunto do Estado, Município e comunidade local, no dia 25 de agosto, em homenagem ao seu patrono, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias também chamado de O Pacificador.
Tem a responsabilidade pelas ações de polícia ostensiva e de manutenção da ordem pública no município de Duque de Caxias. Inicialmente contava apenas com um efetivo de 03 (três) oficiais e 60 (sessenta) praças e tinha a responsabilidade de policiar os Municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Itaguaí, Paracambi e Mangaratiba. Hoje possui um quadro de cerca de 750 Policiais Militares com o objetivo de manter a ordem do Município cuja população é de 855 046 habitantes cerca de 1.840,4 hab/km², figurando como o terceiro município mais populoso do estado, depois da capital e de São Gonçalo e o mais populoso da Baixada Fluminense segundo estatística do IBGE de 2010 distribuídos pelo Centro e seus distritos. Centro (1ª Companhia); Campos Elíseos (2ª Companhia), Santa Cruz da Serra (3ª Companhia) e Xerém (4ª Companhia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário